Dietética na Medicina Tradicional Chinesa


Informação sobre dietética na Medicina Tradicional Chinesa


Para as constipações (vento quente) deve-se ingerir rebentos de soja crus.
Para as constipações que tenham sido provocadas pelo frio com Pituita à mistura devemos ingerir: Pera Assada + Açucar + Canela + Mel + Conhaque pois consegue transformar a pituita.

Para os idosos Nozes cozidas 20 minutos e depois misturadas com a comida (exemplo: arroz) são ideias para aumentar a sua capacidade.
É importante tentar consumir produtos biológicos especialmente os ovos. As galinhas devem andar livremente no campo.
Se existe uma deficiência de Fluidos Corporais (boca seca, pele seca) devemos beber chá de Lucia-Lima ou Limonete. 
O sumo de tomate é bom contra o calor
O ananás e o abacaxi conseguem ajudar a balançar a Terra e a Madeira e restaurar os fluidos corporais.

Para a obstipação (secundária ao calor) deve-se ingerir ameixa pois esta conseguir aumentar os fluidos corporais e diminuir a humidade. Antes de ingerir a ameixa deve ser colocada em agua morna e com um pouco de sal. As sementes de canabis ou de linhaça também podem ser utilizadas.


A Sopa
A ingestão de SOPA é muito importante.
A sopa de batatas suporta o centro.
A sopa de tomate deve ser feita  com tomates, espinafres, grelos, ervilhas e leguminosas (em pouca quantidade). 
Na sopa os alimentos devem estar balançados para o corpo poder tirar mais proveito da mesma.
Ao fim da tarde devemos ter mais fogo para dormirmos melhor. O tomate tem um efeito refrescante e ajuda nesta fase. Também se pode tentar com pimentos vermelhos.

Nutrição que promove a fase do metal são as cebolas na sopa. As cebolas frescas provem o movimento do centro e activam o meridiano do baço. O sumo das cebolas consegue transformar a pituita especialmente se for quente. Consegue ainda restaurar os fluidos corporais e activar o meridiano do baço ajudando o meridiano do pulmão. Feijões brancos fortificam o Yin e dão a volta ao centro (com sopa de tomate).


Para a fase da água usamos os feijões pretos.

As ervas são aromáticas e desta forma transformam a humidade e a pituita. Algumas boas ervas para a sopa são os rosmaninho, camomila e tomilho. 
Podemos ainda usar o Vinho do Porto na sopa mas apenas à hora do almoço.

LEITE - Sim ou Não?
O leite pode conter várias coisas e promover o Yin, contudo é de dificil digestão. Pode bloquear os meridianos e produzir humidade e pituita.
O leite diminui o calor e alimenta o Yin, contudo também tráz Pituita e nas pessoas com problemas respiratórios deve-se ter mais cuidado.
O leite fresco é um dos mais saudáveis contudo devido a normas de higiene este é dificil de arranjar e portanto nos supermercados o leite contem proteinas disnaturadas, o que por sua vez causa mais pituita.
O leite pode ser gordo ou magro. O processo de retirar a gordura não é saudável para nós e a gordura retirada não é significativa para perdermos peso. Uma pessoa normal apenas bebe um copo de leite por dia portanto a questão do leite pode tornar-se irrelevante, o problema está naqueles que ingerem muitos produtos lácteos ao longo do dia.

O processo de retirar a gordura ao leite retira também anticorpos e vitaminas B, D e A contidas no leite gordo. 

Tal como referido anteriormente não é um copo de leite por dia que vai causar humidade. As criança tem tendencia a beber mais leite porque o leite refresca o calor interno contudo como bebem mais tem mais probabilidade em ter pituita.

Para além disso o Leite encontra-se no frigorifico o que pode causar Frio no Estomâgo pois muitas vezes é bebido directamente.
É melhor aquecer o leite do que bebe-lo frio pois assim torna-se mais fácil de digerir.

O CALCIO do Leite
 O cálcio contido no leite é difícil de entrar no nosso corpo. O leite contra a osteoporose não resulta mas é importante lembrar que este contém vitamina D e proteínas.

O leite tem um efeito de arrefecimento, mas bebido quente e com mel pode harmonizar. O leite está associado a Fase do Metal (Pulmão).
O Leite usado para promover o sono é comum pois activa o Meridiano do Pulmão e a direcção de descer é promovida causando um processo de activação vagal que por sua vez activa sinais sintomáticos de como se estivéssemos a dormir.

O leite quente estimula o nervo vagal e o mel produz insulina que pode ser adicionado a resposta vagal.

Para dormir bem:  Valeriana, Cidreira.

Os ovos são produzidos pela mão, a melhor substância para o crescimento. O colesterol é importante para a membrana celular. Se você tem deficiência de Yin você deve comer ovos com um pouco de sal (Renal Orb).Os ovos devem-se comer à noite. Os ovos são harmonizantes e aumentam o Yin.
 
Porcos são bons para o centro. Podemos comer ovos com bacon.

A cebola não deve ficar castanhas, nem se deve usar cebola congelada. As cebolas devem ser adicionados aos ovos.

Dieta:
-          4 a 6 ovos
-          Lata de atum
-          Bife
-          Carne picada
-          Cura da Água Coreana (1 litro em 5 minutos em jejum).
Os Cereais são muito importantes porque contém o Jing.
Whole grain: wit (trigo) – we can buy it and put in water.
Another options:
-          Centeio – fortalece o yin
-          Arroz – harmoniza os intestinos – Fase de metal
-          Speelt – the most yin supporting
-          Aveia – tem de ser colocada em agua primeiro com sal. Pode reduzir o hiperinsulinismo. Reduz Pituita, body activating substance and imunoestimulating. It has zinco and control enzimas, reduz o excesso de inflamação. Colocar em água dois minutos.
O Café aumenta a fase do Figado. Algumas pessoas tem pituita com dificuldade em acordar.