segunda-feira, 25 de abril de 2011

Meridiano do Intestino Grosso

Trajecto do Meridiano do Intestino Grosso

Inicia-se na zona ungueal externa do dedo indicador, subindo pela sua face radial entre o 1º e o 2º metacarpos. Sobe pela face póstero-externa do antebraço, cotovelo e braço até ao ombro, na depressão anterior ao acrómio, de onde parte mais interiormente uma rama conectando o DU 14 ao nível inferior da apófise espinhosa da Cervical 7 para se dirigir em seguida à fossa supra-clavicular. Daí penetra no tórax, contacta o Pulmão, atravessa o diafragma para conectar o Intestino Grosso. Neste ponto uma outra rama dirige-se à parte antero-externa da perna conectando o meridiano do Estômago no ponto E 37.
Superficialmente, continua deste a fossa supra clavicular, subindo pela região antero-lateral do pescoço até à região malar do rosto, de onde sai outra rama interna que penetra no maxilar inferior para nutrir a gengiva e os dentes. O trajecto superficial contorna o lábio superior e cruza a linha média no ponto DU 26 (união do 1º terço com o terço médio entre o septo nasal e a linha superior do lábio) para chegar à região lateral oposta do nariz, onde contacta com o meridiano do Estômago.

Funções do Intestino Grosso
  • Absorve o puro (transformando os dejectos) e excreta o impuro;
  • O Intestino Grosso recebe a fracção impura dos produtos de transformação dos alimentos do Intestino Delgado que os movimenta para baixo, refina o impuro novamente para extrair os fluidos puros – água, eliminando o restante impuro na forma de fezes.

Nenhum comentário: