quarta-feira, 16 de março de 2011

Meridiano do Pulmão

Meridiano e Trajecto

Desce do Jiao médio e une-se ao IG, retorna pela cárdia e atravessa o diafragma e divide-se em 2 ramos que conectam os Pulmões. Segue até à garganta e desce até ao bordo infra-clavicular, emergindo no ponto P1 (Zhong Fu – Palácio Central).

Superficialmente sobe até ao bordo superior da clavícula e desce pela parte antero-externa do braço até à fossa cubital e continua até ao bordo interno da apófise estilóide do rádio. Depois continua pelo bordo externo da eminência tenar e termina no ângulo ungueal externo do dedo polegar.

Funções do Pulmão

Segundo a medicina chinesa, o Pulmão governa o Qi e a respiração, influenciando a pele, pois esta é o sistema intermediário entre o organismo e o meio ambiente. Controla os vasos sanguíneos e auxilia o Coração no controle da circulação sanguínea, tendo um papel fundamental no movimento dos vários fluidos corpóreos.


Governa o Qi e a Respiração

O Pulmão governa a respiração pois inala o Qi puro e exala o Qi impuro. A troca e renovação constantes do Qi realizadas pelo Pulmão asseguram o funcionamento adequado de todos os processos fisiológicos do organismo. No que diz respeito à governação do Qi, esta acontece no processo de formação de Qi. O Qi dos alimentos é enviado pelo Baço para o Pulmão, onde se combina com o ar inalado para dar origem ao Qi torácico, num processo denominado Mar do Qi.

Controla os Meridianos e os Vasos Sanguíneos

O Pulmão governa o Qi e o Qi é essencial para auxiliar o Coração na circulação do Sangue. Assim, embora o Coração controle os vasos sanguíneos, o Pulmão tem um papel importante na manutenção da saúde dos mesmos, assim como nos Meridianos.


Controla a dispersão e a descida

O Pulmão apresenta a função de dispersar o Qi Defensivo e os Fluidos Corpóreos de todo o organismo para o espaço entre a pele e os músculos. Esta é a maneira pela qual o Pulmão está fisiologicamente relacionado à pele, assegurando que o Qi Defensivo seja distribuído igualmente por todo o organismo sob a pele, aquecendo a pele e os músculos, protegendo o organismo contra factores patogénicos exteriores.
O Pulmão é o Zang mais elevado no corpo, sendo necessário assegurar a nutrição de Qi, Sangue e fluidos corpóreos a todos os órgãos, prevenindo o acumular e a estagnação. Assim, previne-se também a exaustão do próprio Pulmão.

Regula a passagem das águas


Após receber os fluidos refinados do Baço, o Pulmão distribui-os por todo o organismo pela pele, através da sudorese. Faz descê-los também até ao Rim e a Bexiga, sendo excretados pela urina.

Controla a Pele e os Pêlos


O Pulmão recebe os Fluidos Corpóreos e dispersa-os para a pele de todo o corpo. Nutre e humedece a pele e os pêlos, influenciando o Qi Defensivo que flui sob a pele.

Abre-se no nariz

O nariz é a abertura do Pulmão pois é através deste que ocorre a respiraçao. Se o Qi do Pulmão é forte, o nariz abre-se, a respiração será fácil e o olfacto normal. Se o Qi for debilitado ou se o Pulmão for invadido por factores patogénicos exteriores, o nariz ficará obstruído, podendo ocorrer perda de olfacto e espirro.

Abriga a Alma Corpórea

A Alma Corpórea é a parte mais física e material da alma do ser humano. Está intimamente relacionada com a Essência e pode dizer-se que é a manifestação da Essência na esfera dos sentimentos e sensações. A Essência é a base para o organismo saudável e a Alma Corpórea para as sensações e os movimentos claros e definidos. Estando relacionada com o Pulmão, a Alma Corpórea está ligada à respiração, sendo a manifestação directa da respiração da vida. A tristeza e o lamento afectam a Alma Corpórea, dissolvem o Qi do Pulmão e suspendem a nossa respiração.

Nenhum comentário: