segunda-feira, 25 de abril de 2011

Meridiano da Vesicula Biliar

Trajecto do Meridiano

O meridiano da Vesícula biliar inicia-se no 1VB, 0,5 cun (1 cun corresponde a aproximadamente 3,2 cm) lateralmente ao ângulo externo do olho, cruza até à zona anterior da orelha (2VB) e ascende até ao bordo superior do arco zigomático (3VB).
Segue pela zona da cabeça, cessando esse percurso da cabeça no 20VB, sito no ponto médio entre o ponto médio posterior e o bordo inferior do osso mastóide (na depressão entre os músculos trapézio e esternocleidomastoideu).
Passa no ponto médio entre a clavícula e o bordo superior da escápula (21VB), continua até ao 4º e 7º espaço intercostal (23 e 24VB), passando pelo bordo inferior e por baixo do extremo livre da 12ª e 11ª costela, respectivamente, (25 e 26VB).
Segue perto da espinha ilíaca e alcança o aspecto lateral da coxa e perna até ao maléolo externo. Percorre o espaço entre o 4º e 5º metatarsos, terminando no 44VB, do lado lateral do 4º dedo do pé, na parte posterior do ângulo ungueal.

Funções da Vesícula Biliar
  • Excretar a bile, controlar o "julgamento", controlar os tendões.
  • Rege os músculos e tendões, sendo um meridiano que apresenta forte influência nas patologias dos músculos e ossos. Outra grande influência deste canal é sobre a visão.
  • Do ponto de vista emocional rege as decisões.
  • A deficiência de energia na vesícula biliar produz indecisão e o excesso causa irritabilidade.

Nenhum comentário: