segunda-feira, 25 de abril de 2011

Meridiano do Estomago

Trajecto do Meridiano

Tem origem no ponto IG20 (Yingxiang) lateral às asas do nariz. Sobe pelo dorso do nariz para se reunir com o canal da Bexiga no ângulo interno do olho, descendo depois para entrar na gengiva superior. Sai e circunda os lábios encontrando-se com o canal homólogo sulco mentoniano (VC 24 – Chengjiang). Segue ao longo do bordo postero-inferior da mandíbula, passando pelos pontos E 5 (Daying) e E 6 (Jiache) e sobe até à região anterior do ouvido subindo e circulando ao longo da linha de inserção do cabelo até à região frontal.
O ramo facial do Canal começa no ponto médi do bordo inferior da mandíbula, segue para baixo em direcção ao pescoço até ao ponto DU 14 (Dazhui). Retorna para a fossa supra-clavicular e desce atravessando o diafragma. Contacta o Estômago e comunica-se com o Baço.
O ramo da fossa supra-clavicular fica mais à superfície, circula para baixo em direcção à linha mamária, depois mais lateralmente <á linha média do abdómen e entra no ponto E 30 (Qichong) que se situa lateralmente ao ventre.
O canal profundo que se separa da região pilórica desce profundamente pelo abdómen até ao E 30 (Qichong), onde se reúne com o anterior ramo superficial referido, depois desce pela face anterior da coxa até ao joelho, segue ao longo do bordo antero-lateral da tíbia, passando pelo dorso do pé até chegar à extremidade lateral do 2º dedo do pé (E 45 – Lidui)
O ramo tibial do Canal começa no ponto E 36 (Zusanli), descendo até chegar ao bordo lateral do 3º dedo do pé.
O ramo dorsal do pé sai do ponto E 42 (Chongyang) e vai até o ponto BP 1 (Yinbai) que se situa no ângulo ungueal interno do hálux onde se comunica com o Canal do Baço/Pâncreas.

Funções do Meridiano do Estômago

  • Recebe e armazena os alimentos: Recebe os alimentos e separa a essência pura da impura:
    • A essência pura passa para o Baço onde é refinada para produzir Gu Qi (Qi dos alimentos)
    • A essência impura vai para o Intestino Delgado para sofrer nova separação e posterior eventual excreção.
  • O Qi do Estômago é descendente:
    • Esta é a função natural do Estômago – fazer descer o Qi para posterior processamento. Se esta função estiver debilitada o Qi do Estômago não desce dando origem a eructação, soluços, regurgitação, náuseas e vómitos.

Nenhum comentário: