quarta-feira, 16 de março de 2011

Meridiano do Rim



Meridiano e Trajecto

O meridiano do Rim inicia-se na face ventral do quinto dedo do pé, vai até à parte média da região plantar do pé (Yongquan, R1), dirige-se ao maléolo interno (Taixi, R3), para o calcanhar, sobe pelo bordo medial da perna, passa pela face medial da região poplítea, seguindo pela face medial da coxa, até à coluna vertebral (no ponto médio entre a extremidade do cóccix e o ânus) e entra nos rins, órgão a que pertence e comunica com a bexiga.
O ramo que sai da coluna vertebral segue para a região pélvica e termina no ponto Shufu (R27).
O ramo que sai dos rins segue para a região superior passando pelo fígado e diafragma, entra no pulmão, percorre a garganta e termina na raiz da língua.
O ramo que sai do pulmão comunica com o coração e, no tórax, reúne-se com o canal do pericárdio.

Funções do Rim

“Raiz da Vida”
A Essência ou Energia Ancestral (Jing) pré-natal dos pais é a origem do corpo, por isso os rins (Shen) são denominados de a “Raiz da Vida”, uma vez que o Qi pré-natal é a base do Qi pós-natal, por isso os rins são a raiz do Qi. O Qi pré-natal é a origem de todas as partes do corpo, anterior à divisão em Yin e Yang e, consequentemente, são a origem e constituição da base do Yang e do Yin, da Água e do Fogo do corpo. A Essência pré-natal é considerada insubstituível: pode ser conservada, porém não substituída, enquanto que a Essência pós-natal pode repor o Qi – Essência refinada extraída a partir dos alimentos, bebida (… o Qi inalado do ar não ajuda a repor o Jing pós-natal, mas contribui para a formação da Essência extraída dos alimentos e bebidas).


Armazena a Essência (Jing) e governa o nascimento, crescimento, reprodução e desenvolvimento


A Essência é uma substância preciosa herdada dos pais e também parcialmente abastecida pelo Qi extraído dos alimentos. O Rim armazena a Essência em dois aspectos:
  • Armazena essência pré-celestial
A essência herdada antes do nascimento nutre o feto, e após o nascimento controla o crescimento, maturação sexual, a fertilidade e o desenvolvimento. Esta determina a nossa base constitucional, força e vitalidade. Também é a base da vida sexual e o funcionamento material para a manufactura do esperma nos homens e do óvulo nas mulheres. A essência se for insuficiente, pode causar infertilidade, impotência, subdesenvolvimento infantil (físico ou menta), crescimento retardado e senilidade prematura.
  • Armazena Essência pós-celestial
A essência refinada extraída dos alimentos através do pó transformador dos sistemas internos.
A essência do rim também controla os vários estágios de mudança na vida, ou seja, nascimento, puberdade, menopausa e morte. Envelhecer consiste no declínio fisiológico da essência durante a vida.
Ela proporciona o material básico tanto para Yin como para Yang do Rim, embora na patologia de deficiência da essência do Rim seja parte do padrão de deficiência de Yin do Rim.
O estado da essência determina o estado do Rim. Se a essência floresce e é abundante, o Rim é forte, e apresenta grande vitalidade, poder sexual e fertilidade. Se a essência estiver debilitada, o Rim será fraco, podendo apresentar pouca vitalidade, infertilidade e debilidade sexual.

Produz Medula, abastece o Cérebro e controla os Ossos

Esta função está também relacionada com a essência, que é o fundamento orgânico para a produção da medula. Esta é a matriz comum dos ossos, da medula óssea, do cérebro e da espinhal medula. A essência do Rim produz medula que gera a espinhal medula e nutre o cérebro, justificando a relação do Rim com a memória, a concentração, a inteligência e a habilidade. O cérebro e a espinhal medula são referidos em medicina tradicional chinesa como o “Mar da Medula”.
A medula é também fundamental para a formação da medula óssea que nutre os ossos e que se reflecte também nos dentes, que são considerados uma extensão dos ossos.

Governa a Água

Rim pertence ao aquecedor inferior, sendo os sistemas pertencentes ao aquecedor inferior responsáveis pela excreção de fluidos corporais impuros. Juntamente com a sua víscera acoplada, Bexiga, os rins controlam a água – os líquidos após transformação são separados no Rim numa parte mais densa e outra menos densa. A primeira segue para a bexiga de onde será novamente transformada, reabsorvida e finalmente excretada sob a forma de urina; a parte menos densa é transformada pelo Rim e enviada para o pulmão retomando de novo o ciclo da água. O Rim controla igualmente o papel desempenhado pelos intestinos neste processo de separação das águas, do puro e do impuro. Por outro lado, o Yang do rim proporciona calor necessário ao baço para que este cumpra as suas funções de transformação e transporte de fluidos orgânicos.

Controla a recepção do Qi

O pulmão encaminha o Qi para o Rim que o recebe e mantém. Se um ou ambos os órgãos estiverem deficientes, o pulmão não encaminha o Qi para o Rim, e não havendo circulação de Qi, o pulmão não pode realizar as funções de dispersão e descida do Qi, pelo que o processo de respiração dependente dos Pulmões e do Rim fica dificultado provocando patologias respiratórias.

Abre-se nas orelhas e manifesta-se nos cabelos

Os ouvidos dependem do Jing dos Rins para se alimentarem, se este estiver debilitado poderá provocar tinido e surdez.
Os cabelos são governados pelo Rim e há vários factores que se combinam para assegurar cabelos saudáveis. Os mais importantes são a reserva suficiente de energia ancestral e de sangue. Quando estes estão deficientes, pode haver manifestações nos cabelos que se tornam esbranquiçados, secos e sem brilho, havendo queda visível.

Controla os dois orifícios inferiores

Os orifícios inferiores são a uretra e o ânus. A uretra mantém uma relação óbvia com o Rim, uma vez que a bexiga dependo do Qi necessário para a transformação da urina do Rim. O ducto espermático está igualmente relacionado com o Rim, uma vez que o esperma é a manifestação mais externa do Rim. O ânus está ligado funcionalmente ao Rim, embora anatomicamente o esteja ao intestino grosso. É fundamental na excreção do impuro.

O Rim albergam a “Força de Vontade” – Zhi – e controla o medo

A residência de Zhi é o Rim e este está relacionado à força de vontade e à determinação para as realizações pessoais. Assim se estabelece um forte elo mediado pelo Coração em Zhi e Shen, fortalecendo-se um eixo paradigmático nos processos mentais entre a água e o fogo (rim-coração).
Os rins são considerados a “base da vida”, e, como tal, o sentido de poder pessoal e a capacidade ter sucesso na vida dependem do saudável funcionamento dos Rins. A desarmonia dos Rins pode provocar sensação de fraqueza, incapacidade e introversão, tornando o indivíduo impossibilitado de encarar as exigências e desafios da vida.

Nenhum comentário: