quarta-feira, 16 de março de 2011

Meridiano do Fígado

Meridiano e Trajecto

O trajecto do meridiano começa no halux, no ponto Dadun (F1). Sobe pelo dorso do pé chegando ao ponto ZhongFeng (F4) a 1 cun anterior ao maléolo interno e sobe até 8 cun acima do maléolo interno. Seguidamente, sobe passando pelo Estômago até chegar ao seu órgão, o Fígado, e comunica com a vesícula biliar. Daí segue subindo e atravessa o diafragma distribuindo-se pelo hipocôndrio. Depois sobe lateralmente à faringe até à naso-faringe e chega até aos olhos, onde emerge na frente e segue sobre a cabeça unindo-se com o meridiano Du no “vértice” – Du20 (Baihui).
Nos olhos começa um ramo que circula pela região malar, desce e circunda os lábios.
O ramo que começa no fígado e que atravessa o diafragma, chega ao pulmão unindo-se com o meridiano do mesmo.

Funções do Fígado (Gan)

Quando se fala em Fígado, do ponto de vista energético, abrangemos também a Vesícula Biliar (fu acoplado do zang Fígado), dos olhos, das escápulas, do pescoço, dos joelhos, dos tendões, das unhas e parte do aparelho reprodutor.
A energia do Gan é responsável por manter o livre fluxo de energia do corpo. Como o movimento do sangue segue o movimento da energia, dizemos que o Fígado direcciona a circulação de sangue (Xue) e regulando, via Xue, o ciclo menstrual. Socialmente, reflecte uma conduta de autonomia (controlo) sobre as “tomadas de decisão” necessárias do dia-a-dia. Mas o papel mais importante, sem dúvida, é o de gerir o equilíbrio emocional, é a energia do fígado que nos permite responder a todos os estímulos emocionais.
De acordo com a teoria dos cinco elementos, o Fígado está associado ao elemento madeira, pois associavam-no à árvore que tendia a espalhar-se livremente, reflectindo um potencial de crescimento energético (Yang-Yang).


Assegurar o fluxo livre e suave do Qi

Trata-se da função principal do Fígado, já que o suave fluxo de Qi é essencial para o equilíbrio de todo o organismo e, como tal, do funcionamento dos demais órgãos. Nessa medida, uma desarmonia do Fígado constitui um problema que afecta praticamente todos os outros órgãos. Esta função está integrada com outros zang-fu: o baço-pâncreas, regula a formação e quantidade de Qi pós-natal; o Pulmão (Fei) e o Coração (Xin) governam a circulação de Qi pelo corpo e o Fígado (Gan), regula a uniformidade e harmonia desta circulação.

Harmoniza as emoções

O Gan controla tanto o funcionamento harmonioso do corpo como também, a interacção do indivíduo com o ambiente externo. Sendo assim, se a circulação de Qi e fluxo das emoções são alterados, tornando-se desigual ou obstruído, poderá haver reacções inadequadas, excessivas ou inapropriadas ao estímulo do meio ambiente, que se manifesta pela conduta inadequada e em desarmonia entre o indivíduo e o ambiente. Logo, envolve a integração das capacidades intelectuais de planeamento e a tomada de decisões realizadas, respectivamente, do Fígado e da Vesícula Biliar (Dan).
Sendo as emoções uma das principais e mais complexas causas internas de doença, a estagnação do Qi do Fígado é um problema que ocorre com a maior facilidade e vice-versa, ou seja, um qualquer desequilíbrio na energia deste órgão, incapacita-o de controlar o funcionamento harmonioso do corpo.

Armazena o Xue

O Fígado armazena e regula a quantidade de sangue em circulação no organismo, nas quantidades necessárias para que o mesmo seja forte e flexível, factor pelo qual se assume como um órgão de elevada importância nas mulheres, pela associação ao ciclo menstrual.

Controla os tendões e manifesta-se nas unhas

O Fígado desempenha, também, um papel muito importante no controlo dos tendões e todas as estruturas a eles associadas, designadamente ligamentos e músculos, no que diz respeito à flexibilidade, sendo por isso fundamental para a capacidade e amplitude de movimentos de uma pessoa.
Com efeito, para que os tendões e articulações possam movimentar-se com amplitude, é imprescindível que tenham um afluxo de sangue em quantidades suficientes para humedecer e nutrir os tecidos articulados e musculares.
Em medicina chinesa, as unhas são tidas como uma extensão dos tendões, motivo pelo qual se diz que as unhas fortes e macias denotam que se está perante um indivíduo com um fígado saudável, pelos mesmos motivos associados aos tendões.

Abre-se nos olhos e exerce o controlo


Todos os zang-fu estão envolvidos na função dos olhos, por isso, varias desarmonias dos órgãos e vísceras manifestam-se nos olhos. Tradicionalmente, o Qi do Fígado está associado com a função dos olhos em distinguir as cinco cores e o sangue do Fígado, com a boa visão, de modo que vários padrões de desarmonia do Gan podem afectar os olhos.
Os olhos para serem saudáveis e verem com clareza, necessitam de um aporte regular de sangue, precisam de estar húmidos para permitir uma visão límpida, o que apenas será possível com um regular funcionamento do fígado.

Abriga a Alma Etérea – Hun

É no Hun que se armazenam as experiências e vivências do passado. O Hun não tem noção de espaço e tempo. Corresponde à tradição, ao passado, aquilo que sobrevive no subconsciente de cada um, estando fora do nosso controle emocional. É o nosso arquivo das emoções.
A alma etérea é a alma que sobrevive depois da morte (sobrevive ao corpo), para fluir no campo das energias subtis. Entende-se que a alma etérea influencia a nossa capacidade de decisão e o nosso sentido de vida, razão pela qual tem uma correspondência com a capacidade de organização e de planeamento da vida.
Assim, se o Fígado estiver em equilíbrio, a alma etérea permanecerá enraizada no indivíduo e este será capaz de se manter firme e controlado. Se, por outro lado, a alma etérea vaguear, o indivíduo flutuará, sem resolução sobre a vida, o que decorre de desarmonias do Fígado, podendo assistir-se a manifestações quer de debilidade de sangue ou do Yin do Fígado, quer de excesso de Yang.
O Fígado e a Vesícula biliar, regem o olhar, a visão, as imagens que entram e saem do olho. Ambos correspondem à afirmação física e psíquica do Ego sobre o Meio, pois identificam os comportamentos de luta e competição, empenho e determinismo na condução e concretização das acções.

Nenhum comentário: