sábado, 23 de abril de 2011

A Energia do Intestino Grosso nas Crianças

O Intestino Grosso tem uma função importante desde o primeiro dia da nossa vida.

O que muita gente desconhece é que não tem apenas uma função de eliminação de fezes mas desempenha um importante papel na manutenção geral da função física do nosso corpo.

Através da Medicina Tradicional Chinesa conseguimos compreender a dinâmica que ocorrem nas crianças. É importante ter em mente que o Pulmão se relaciona com o Intestino Delgado e que devido ao processo de digestão o Baço e o Estômago são outros órgãos também importantes nesta dinâmica.

Para se realizar um bom diagnóstico devemos ter em conta a história anterior e os sintomas actuais de forma a prevenir situações futuras.

O gráfico que se segue demonstra algumas possíveis ligações entre os vários órgãos e sintomas físicos e psicológicos.

Estas ligações são flexíveis e com capacidade para redistribuírem energia consoante a necessidade dos variados órgãos e meridianos.

Algumas das funções da Energia do Intestino Grosso são:
- Recebe comida e fluidos do Intestino Delgado;
- Absorção de Água;
- Eliminação de fezes;
- Ligação com os Pulmões;
- Capacidade de deixar hábitos antigos e de coisas;
- Influencia maxilar, sinus e dentes;
- Honra, sentido de rigor, respeito, justiça, responsabilidade.

Alguns sintomas que podem estar relacionados com o Intestino Grosso são:
- Obstipação;
- Síndrome do Cólon Irritável;
- Distúrbios intestinais;
- Gostar de comida picante e sabores;
- Diminuição do cheiro;
- Problemas Dentários;
- Sinusite;
- Falta de ar;
- Problemas de Pele;
- Alergias;
- Regras rígidas, demasiada responsabilidade e rotina;
- Sentimentos de Depressão;
- Não conseguir "andar para a frente".

Muitas crianças e bebés desenvolvem obstipação, quer seja algo agudo ou já crónico é uma das patologias mais comuns.
Muitas vezes estes episódios podem estar relacionados com um evento particular, tempo, experiência ou circunstancia familiar.

Se o problema é intermitente a questão é perguntar porquê. Muitas vezes a energia do Intestino Grosso é desviada para outras funções corporais e portanto deverá verificar se não existe um desequilibro noutros órgãos e meridianos de forma a resolver definitivamente este problema.

Se a obstipação se tornou crónica devemos perguntar a partir de que momento é que a mesma começou a ocorrer e como tem estado a energia geral da criança; quanto maior for a criança melhor pois esta poderá participar neste processo. Dificuldade em deixar pessoas, coisas, sítios, brinquedos favoritos, animais é um sintoma comum para quem tem problemas ou desequilíbrios no Intestino Grosso. Os pais devem estar atentos a este tipo de dificuldade pois pode ser a solução para a obstipação crónica do seu filho.

Esteja atento não só aos sintomas físicos da criança mas também à sua forma de estar na vida, esta pode levar a alguns desequilíbrios e os pais são as pessoas que mais devem estar atentas para as conseguirem ajudar.

Nenhum comentário: