quarta-feira, 16 de março de 2011

Meridiano do Pericárdio

Meridiano e Trajecto

O meridiano do Pericárdio tem origem no centro do tórax e penetra no Pericárdio de onde partem dois ramos. O ramo descendente que atravessa o diafragma e se vai comunicar com os aquecedores superior, médio e inferior. O ramo lateral que segue paralelo ao mamilo onde vai emergir, contorna a concavidade axilar e desce pela face medial do braço, passa pela fossa cubital e continua pela face anterior do antebraço entre os tendões dos músculos palmar maior e o flexor radial do carpo para terminar na ponta do dedo médio.


Funções do Pericárdio

Defende o Coração
“O Pericárdio (Xin Bao Luo) é uma membrana que envolve o Coração”
O Pericárdio é visto como uma cobertura exterior que protege o Coração das invasões de factores patogénicos externos, especialmente calor. Por exemplo num caso de febre alta o Pericárdio contém o calor, protegendo assim o principal órgão Yin, o Coração.

Governa o Sangue e abriga a Mente
“O Pericárdio tem importância secundária para o Coração por apresentar muitas funções semelhantes a este”
O Pericárdio como órgão tem mais ou menos as mesmas funções que o Coração. Por exemplo em relação á função do Coração de governar o Sangue, o Pericárdio em termos de meridiano tem um ponto para revigorar o Sangue (PC6 – Neiguan), e outro para resfriar o Sangue (PC3 – Quze). Quanto á função de abrigar a Mente, muitos pontos do meridiano do Pericárdio têm uma poderosa influência no estado mental e emocional.

Nenhum comentário: