segunda-feira, 25 de abril de 2011

Meridiano da Bexiga

Trajecto

Começa no ângulo interno do olho, no ponto Jingming (1B).

Reúne-se com o canal Du Mai, nos pontos DU 24 e DU 20. Deste último ponto sai um ramo que passa pela região temporal até à orelha.

O canal circula desde o Baihui (20 Du Mai), até ao occipital, onde penetra no cérebro no ponto Tianzhu (10B).

De seguida o canal bifurca-se, seguindo um dos ramos ao longo da coluna a 1,5 tsun, até à cintura, onde no ponto Shenshu (23B), penetra no interior e comunica com os Rins, e seguidamente com a Bexiga.

Depois desce ao longo da coluna pela região lombar, atravessa o quadril, seguindo pela face posterior da coxa, até chegar à fossa poplítea, no ponto Weizhong (40B).

O canal retoma então o seu percurso na nuca , descendo, formando uma segunda rama, a 3 tsun da linha mediana posterior, até chegar à região lombossagrada no ponto Zhibian (54B), seguindo pela face posterior da coxa até chegar à fossa polpítea ao ponto Weizhong (40B) onde as ramas se reúnem.

Desce então pelo meio da barriga da perna e pelo tendão de Aquiles até ao calcanhar, onde circula pelo lado externo do dorso do pé seguindo até ao ângulo ungeal do quinto dedo do pé.

Este canal tem 67 pontos.

Funções da Bexiga

  • Remover a água por meio da transformação de Qi. A parte impura dos Jin-Ye (fluidos corporais) separada pelo Intestino Delgado, passa pela Bexiga que a transforma em urina;
  • Armazena e excreta a urina;
  • Participa na transformação dos fluidos corporais necessários para produzi-la;
  • Emoções: Um desequilíbrio da Bexiga pode provocar emoções negativas como: rancor, desconfiança ou ciúme (que se podem manter por um longo período de tempo).
Relações

  • Pela relação da Bexiga com o Intestino Delgado, compreende-se o uso de pontos do meridiano do ID, para tratamento de patologias urinárias.
  • Estando o Coração ligado ao Intestino Delgado, uma desarmonia neste, também se pode transmitir à Bexiga.
  • A Bexiga também é ajudada na sua função de transformação dos líquidos corporais pelo Triplo Aquecedor (Sanjiao). Neste caso pelo aquecedor inferior que tem como função garantir que a passagem das águas estejam abertas na parte inferior.
  • A relação entre a Bexiga e o Rim é muito próxima, por um lado ela recebe deste o Qi necessário ao seu funcionamento, por outro, excreta alguns dos fluidos impuros do Rim.

Nenhum comentário: