domingo, 2 de novembro de 2008

Como nasceu a Medicina Tradicional Chinesa


A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) encontra-se baseada em textos antigos, que foram objecto de contínuo estudo, avaliação e experimentação clínica ao longo de mais de mil anos, tendo curado triliões de pacientes.

Ao contrário da medicina ocidental, na MTC dois pacientes nunca são tratados da mesma forma, mesmo que pareçam ter sintomas virtualmente idênticos.




A MTC é considerada uma terapia holística, a doença não é compreendida em termos de patologia dos órgãos isolados, mas antes como uma disfunção de uma entidade viva completa, normalmente harmoniosa.

A MTC nunca considerou a mente e o corpo separadamente. A mente e o espírito tem, desta forma, um efeito poderoso sobre o corpo e este é mais do que a soma dos seus aspectos químicos e mecânicos.

O que é notavel na MTC é que se procura a causa e não os sintomas, o factor em desarmonia, ou os factores são a razão onde intervir resolvendo o problema principal e todos os secundários.

Mas mais que uma medicina de tratamento a MTC é uma medicina de prevenção da doença e promoção da saúde. Através dos seus métodos de diagnóstico tradicionais consegue detectar e tratar desordens no estado de saúde de um individuo muito antes de elas se desenvolverem e se tornarem sintomas discerníveis pela pessoa ou pelos processos de diagnóstico da medicina ocidental.

Baseado no livro MOLE, Peter - A Acupunctura. Edição Estampa.

Nenhum comentário: