
A teoria dos 5 elementos é um dos pilares da Medicina Oriental.
Comparativamente mais recente que a teoria do Yin e do Yang, a teoria dos 5 elementos foi primeiramente documentada na China no Período dos Estados Guerreiros (221 - 476 aC) e coexistiu independentemente da teoria do Yin e do Yang, mas foi durante a dinastia Song (960 - 1279 dC) que começou a fusão entre os dois sistemas e o sistema dos 5 elementos foi empregado para diagnóstico e tratamento de doenças pela primeira vez.
O sistema dos 5 elementos teve períodos de alta e baixa popularidade através da história da Medicina Chinesa e da própria cultura daquele país.
No Huang Ti Nei Ching , o Clássico de Medicina Interna do Imperador Amarelo, os 5 elementos eram um fator central, enquanto em outros textos clássicos o mesmo não ocorreu.
A teoria do 5 elementos é um sistema filosófico aplicável não só à medicina , mas como também para todas as coisas. Tudo pode ser classificado de acordo com essa teoria.
Os 5 elementos podem ser entendidos como fases ou movimentos das energias yin e yang.
As imagens dos elementos Água, Madeira, Fogo, Terra, Metal representam as forças naturais que juntas formam um ciclo dinâmico.