quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Lei dos 5 elementos


A teoria dos 5 elementos é um dos pilares da Medicina Oriental.

Comparativamente mais recente que a teoria do Yin e do Yang, a teoria dos 5 elementos foi primeiramente documentada na China no Período dos Estados Guerreiros (221 - 476 aC) e coexistiu independentemente da teoria do Yin e do Yang, mas foi durante a dinastia Song (960 - 1279 dC) que começou a fusão entre os dois sistemas e o sistema dos 5 elementos foi empregado para diagnóstico e tratamento de doenças pela primeira vez.

O sistema dos 5 elementos teve períodos de alta e baixa popularidade através da história da Medicina Chinesa e da própria cultura daquele país.
No Huang Ti Nei Ching , o Clássico de Medicina Interna do Imperador Amarelo, os 5 elementos eram um fator central, enquanto em outros textos clássicos o mesmo não ocorreu.

A teoria do 5 elementos é um sistema filosófico aplicável não só à medicina , mas como também para todas as coisas. Tudo pode ser classificado de acordo com essa teoria.

Os 5 elementos podem ser entendidos como fases ou movimentos das energias yin e yang.
As imagens dos elementos Água, Madeira, Fogo, Terra, Metal representam as forças naturais que juntas formam um ciclo dinâmico.

Yin e Yang


Segundo a filosofia chinesa o yin yang é a representação do bem e do mal, sendo o princípio da dualidade, onde o bem não vive sem o mal e vice e versa.

O criador desse conceito foi I Ching, ele descobriu que as formas de energias existentes possuem dois pólos e identificou-o como Yin e Yang.

O Yin representa a escuridão, o princípio passivo, feminino, frio e noturno. Já o Yang representa a luz, o princípio activo, masculino, quente e claro.

Quanto mais Yin possuir, menos Yang terá e, quanto mais Yang tiver menos Yin terá. Essa filosofia diz que para termos corpo e mente saudável é preciso estar em equilíbrio entre o Yin e o Yang.

Há sete leis e doze teoremas da combinação das energias Yin e Yang:

domingo, 2 de novembro de 2008

Qi

O Qi (lé-se tchi) é a base da MTC.

Para quem nasceu no oriente o conceito de Qi é forma parte integrante da sua visão de ser humano.
Para nós, ocidentais a coisa fica mais dificil.

No Japão é chamado de Ki; na India por Prana e no Tibete por Rlun.

Aquilo a que as pessoas de todos estes países se referem é à ideiade que a matéria viva contém "energia".
Qi é simplesmente aquilo que nos faz estar vivos.

Como nasceu a Medicina Tradicional Chinesa


A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) encontra-se baseada em textos antigos, que foram objecto de contínuo estudo, avaliação e experimentação clínica ao longo de mais de mil anos, tendo curado triliões de pacientes.

Ao contrário da medicina ocidental, na MTC dois pacientes nunca são tratados da mesma forma, mesmo que pareçam ter sintomas virtualmente idênticos.

O inicio

Este blog servirá para discutir tudo o que se fala sobre a Medicina Tradicional Chinesa.
Também o usarei como ferramenta na divulgação da MTC e como introspecção.
Espero que seja útil para todos aqueles que começam a entrar neste novo universo... como eu :)